quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Jogos Lúdicos na Educação


O que é jogos lúdicos para alguns autores?

"para Maria Montessori 
Atualmente, tem se considerado o brincar, de uma forma geral, como um dos fatores mais importantes da educação infantil. E, ao nos apoiarmos na concepção de Maria Montessori, percebemos que cada brinquedo e brincadeira criados em seu método tem uma função para auxiliar o desenvolvimento da criança de uma forma lúdica."

"Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. ... Com a utilização da brincadeira, a criança vai aprendendo regras de comportamento, aprendendo a relacionar-se com outras pessoas."

"De acordo com Vygotsky (1998), um dos principais representantes dessa visão, o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e/ou adultos."


Almeida (2009) afirma que a atividade lúdica envolve principalmente o entretenimento, onde não importa somente o resultado, mas o divertimento, prazer e interação dos participantes.

O que o jogo com regras oferece ao educador?

 

A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia. Os jogos com regras são considerados por Piaget (1978) como uma ferramenta indispensável para este processo.
Qual a importância dos jogos para a educação?
Resultado de imagem
Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.